Corrosão no agronegócio: uma ameaça silenciosa

A Corrosão é uma ameaça oculta à produtividade no campo; para se proteger deste mal, produtores precisam blindar os seus equipamentos.

O Anodo Eletrônico Passivar se apresenta como um grande solução para o agronegócio brasieliro.

Não é exagero dizer que a corrosão é uma das maiores pragas do agronegócio brasileiro. O processo, que ocorre naturalmente quando materiais metálicos entram em contato com o ambiente ao seu redor, traz enormes prejuízos aos produtores rurais, com impactos econômicos, sociais, operacionais e ambientais.

Num segmento tão importante para a economia, onde a infraestrutura é essencial para a eficiência das operações, a corrosão – que muitos conhecem como ferrugem – pode representar uma ameaça significativa.

Mundialmente, estima-se que as ações adotadas para tentar conter este problema consumam o equivalente a 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) todos os anos.

A seguir, analisamos os principais impactos da corrosão no agronegócio.

Impacto econômico

A corrosão afeta diretamente os custos operacionais das empresas agrícolas. Equipamentos como tratores, implementos agrícolas, sistemas de irrigação e estruturas de armazenamento estão sujeitos aos efeitos da corrosão.

A substituição prematura desses equipamentos devido à corrosão resulta em despesas adicionais significativas para os agricultores.

Além disso, a perda de produtividade devido a falhas de equipamentos causadas pela corrosão pode resultar em interrupções nas operações e redução dos lucros.

Impacto operacional

A corrosão também pode comprometer a eficiência operacional das instalações agrícolas. Por exemplo, a obstrução de dutos e tubulações devido à corrosão pode reduzir o fluxo de água ou produtos químicos, afetando a irrigação e a aplicação de fertilizantes e pesticidas.

Outra situação, é que a corrosão de estruturas de armazenamento pode comprometer a integridade dos silos e armazéns, levando a perdas de produtos agrícolas devido a vazamentos ou desmoronamentos.

Impacto ambiental

Vazamentos de produtos químicos devido à corrosão de tanques de armazenamento ou de combustível podem contaminar o solo e os recursos hídricos próximos, causando danos ao meio ambiente e à saúde humana.

A corrosão de equipamentos agrícolas também pode resultar na liberação de poluentes atmosféricos, contribuindo para a poluição do ar.

Tecnologia definitiva contra a corrosão

Para minimizar os prejuízos causados pela corrosão no agronegócio, é fundamental implementar estratégias de mitigação adequadas.

A técnica mais eficiente é a proteção catódica por filme condutivo. Esta tecnologia pioneira foi aprimorada no Brasil e vem sendo utilizada com eficiência no agronegócio.

Estamos falando no Anodo Eletrônico Passivar.

Pouco maior que um telefone celular, o anodo eletrônico é implantado na superfície a ser protegida.

Ele emite micropulsos elétricos de baixíssima voltagem que formam uma película protetora, impedindo a troca de elétrons entre a estrutura e o meio ambiente. Desta forma, a ação corrosiva é totalmente bloqueada e não volta a acontecer.

O Anodo Eletrônico Passivar é certificado pelo Inmetro, EX e Eletrobras/Cepel, com eficácia e segurança comprovadas. O aparelho também foi aprovado em testes realizados nos laboratórios da Coppe-UFRJ, UFES e UENF.

Testes também foram realizados com sucesso em propriedades rurais de Sinop-MT.

Para proteger os investimentos agrícolas e garantir a sustentabilidade das operações, é fundamental adotar medidas proativas para impedir a corrosão.

Ao investir numa tecnologia com eficiência comprovada, os produtores rurais podem minimizar os riscos associados à corrosão e garantir a eficiência e a segurança de suas operações no longo prazo. Para um agro gigante e ainda mais forte, Passivar é a solução que faltava.


 

Último posts

Agrishow tem presença de empresa com solução contra corrosão no campo

A Passivar está presente na 29ª edição da Agrishow,...

Empresas reduzem custos contra corrosão com técnica inovadora

Anodo Eletrônico Passivar é capaz de impedir a ferrugem...

Corrosão no agronegócio: problema que pode ser evitado

São afetados pela corrosão: tratores, caminhões, colheitadeiras, máquinas, silos,...

Corrosão causa perda de 3,5% do PIB mundial

Empresas perdem trilhões de dólares com um problema que...

A queda de um cartão postal: o acidente da ponte pênsil de Torres

Feita de madeira e cabos de aço, a ponte...