Companhias de petróleo e gás, petroquímicas e empresas de saneamento enfrentam um desafio comum: proteger tanques e dutos contra a corrosão para garantir o armazenamento seguro de produtos, minimizando custos e riscos ambientais.
Este trabalho é contínuo devido a diversos fatores que influenciam a corrosão nos tanques, sejam eles de base apoiada ou enterrados. Entre esses fatores estão as características do solo, a malha de aterramento elétrico, a entrada de água, a presença de poluentes entre o fundo do tanque e sua base, e a presença de correntes de fuga.
Além disso, nos tanques que armazenam água, petróleo e seus derivados, a corrosão interna é comum e difícil de ser detectada durante as inspeções de rotina. No caso do petróleo, a presença de água salgada intensifica o processo corrosivo.
Para resolver o problema da corrosão de maneira eficiente, segura e econômica, é essencial a instalação da proteção catódica por filme condutivo. Esse sistema – utilizado pela Passivar® – consiste na aplicação de micropulsos elétricos na estrutura metálica, através de um aparelho de pequeno porte. Os elétrons passam a agir na criação de um fio de proteção que impede em definitivo a ação corrosiva.