A ciência comprova o que os moradores e empresários das áreas litorâneas percebem no dia a dia: a corrosão é muito maior nos ambientes marítimos e litorâneos.
Nesses locais, existe o fenômeno conhecido como maresia – aquela névoa úmida com odor desagradável formada pelas gotículas do mar. Por causa da ação do vento e outras condições ambientais, as gotículas se espalham, entrando em contato com objetos metálicos e dando início à corrosão. O processo, que ocorre em qualquer estrutura metálica, é acelerado nas cidades litorâneas pela presença dos íons na água do mar e dos evaporitos, que são micropartículas no ar que apresentam sais.
Carregada pelos ventos, a maresia alcança uma distância de até 5 km terra adentro, afetando casas, portões, carros, navios, quiosques, sinais de trânsito, pontes e todo tipo de estrutura que tenha metal. Isso traz um enorme prejuízo econômico, social e tecnológico, tanto para a população quanto para os governos.
Dados do Centro de Pesquisa da Eletrobrás (CEPEL) indicam que o tempo de vida útil de um poste, por exemplo, é de menos de cinco anos em cidades litorâneas, enquanto em outros lugares pode chegar a 30 anos. Isso sem falar na manutenção constante dos transformadores.
Prevenção é o melhor caminho
Até agora, a técnica mais utilizada para tentar impedir os danos da corrosão foi a pintura. No entanto, ela não é capaz de retirar as partículas de oxigênio que se alojam na estrutura metálica. Por isso, em pouco tempo o processo corrosivo volta a acontecer. Ou seja, é mais ou menos como enxugar gelo.
O anodo eletrônico Passivar tem uma proposta inovadora: prevenir e impedir em definitivo a corrosão. Desenvolvido no Brasil após anos de pesquisas e testes, o aparelho portátil – pouco maior que um celular – é acoplado a superfícies metálicas. Ao emitir micropulsos elétricos de baixíssima voltagem, ele forma uma película protetora que impede em definitivo a corrosão e, em muitos casos, é capaz de reverter o processo já iniciado, pondo fim ao problema que tira o sono de muita gente.
Passivar é certificado pelo Inmetro, Ex, Eletrobras/Cepel e ISO 9001.